Tire suas Dúvidas

Pode praticar pilates durante a gestação?

12 set 2013 às 16:25

A gravidez é um momento de diversas mudanças emocionais, hormonais e físicas para a mulher. Um importante hormônio cuja quantidade aumenta durante a gestação é a relaxina, que promove maior frouxidão e alongamento das articulações no intuito de preparar a pelve para o parto. Assim, a estabilidade de todas as articulações fica reduzida pela presença desse hormônio.

Para amenizar essas transformações no corpo, a mulher precisa realizar um programa de atividade física que promova tranquilidade, bem-estar e qualidade de vida durante a gestação e que ofereça o menor risco possível para o feto.


O método pilates surge como um importante programa de atividade física, pois é constituído por movimentos calmos, controlados e fluidos. Com o pilates, a gestante obtém aumento do tônus da musculatura do assoalho pélvico e abdome (que formam um conjunto de músculos de suporte à cavidade inferior e anterior abdominal) e tem redução de dores lombares (com o treinamento a musculatura lombar se mantém forte e alongada).


As mulheres que já praticavam pilates antes da gravidez podem iniciar a prática nos primeiros meses da gravidez. As iniciantes no método devem começar a partir do quarto mês de gestação. Em ambas as situações, as aulas somente podem iniciar após o consentimento médico. Após o parto, geralmente, as mulheres podem voltar a pratica de pilates a partir da sexta semana. Os exercícios são fundamentais e acelera o retorno do corpo tal qual era antes a gravidez.

Thaís R A Ferreira - fisioterapeuta (Londrina)


Continue lendo