A principal diferença entre a pele do homem e a da mulher é o fato de que a pele no sexo masculino é em geral mais oleosa. Em decorrência, o homem tem uma maior tendência a apresentar cravos e espinhas. Por outro lado, por ser naturalmente oleosa, raramente a pele masculina precisará de hidratação extra.
O homem geralmente necessita de lavagens mais frequentes, com a utilização de sabonetes ou loções de limpeza próprios para a pele oleosa. Por este motivo, os produtos indicados para a pele masculina não devem conter óleos.
Como exemplo, se for comprar um filtro solar para o rosto, o homem deve preferir os produtos em gel, adequados para este tipo de pele, ou loções livres de óleo. O uso de produtos em loções ou cremes pode levar ao aparecimento ou piora de acne.
Outra diferença entre os sexos diz respeito à não utilização de maquiagem pelos homens, o que acaba sendo uma grande vantagem para eles, apesar de na atualidade existirem produtos cosméticos de alta qualidade, desenvolvidos especialmente para pessoas de pele mais oleosa.
Na prática, observamos que cada vez mais os homens têm se ocupado com a aparência e cuidados com sua pele. Isso tem resultado no aprimoramento e desenvolvimento de produtos cosméticos mais direcionados ao sexo masculino.
Portanto, podemos dizer que, embora os cuidados exigidos pela pele masculina em relação à feminina sejam um pouco diferentes, não são menos importantes, e ambos merecem toda a atenção.
Airton Gon - dermatologista (Londrina)