Igual a qualquer tratamento de saúde, no tratamento ortodôntico o prolongamento desnecessário do uso do aparelho pode sim prejudicar a dentição e a arcada dentária.
O tratamento com o aparelho mexe com a estrutura óssea, com o dente e com a arcada dentária. Deslocar esta estrutura para colocá-la na posição e formatos adequados tem como efeito colateral uma lenta e pequena reabsorção da estrutura do dente. Porém, se for bem controlado, este efeito não interfere no sucesso do tratamento.
Mas se o paciente não tiver o acompanhamento de um bom profissional e usar o aparelho por tempo demais, a raiz pode se retrair e o dente perde a sustentação.
Apesar da literatura médica definir que a duração média de um tratamento é de dois a três anos, a avaliação do tempo necessário varia de caso a caso. Somente um ortodontista pode avaliar corretamente o tempo de tratamento necessário.
A respiração bucal, o uso incorreto do aparelho (por menos horas diárias que o recomendado) e o não comparecimento às revisões periódicas estão entre os fatores que podem aumentar o tempo de tratamento.
Ricardo Nakama, dentista