Lavar o cabelo todos os dias e utilizar o secador pode causar problemas a longo prazo?
Em algumas situações, a lavagem frequente e o uso excessivo de secadores pode danificar as hastes do cabelo, deixando-o ressecado, sem brilho e quebradiço. Isso se deve às alterações sofridas pelas camadas externas de revestimento dos fios. Além destes, outros fatores agressores como o cloro de piscina, tinturas, sol, vento e poluição podem contribuir para o dano do cabelo.
Por outro lado, nenhum destes fatores é capaz de provocar a queda do cabelo, como muitas pessoas acreditam. As afirmações de que a lavagem diária do cabelo ''enfraquece a raiz'', que o cabelo ''leva 48 horas para secar'' (e que por isso não seria bom lavá-lo antes de deitar), não passam de crenças populares sem qualquer fundamento.
Imaginem, por exemplo, o caso de mulheres atletas que praticam natação. Muitas treinam em dois períodos, passando muitas horas na piscina e, obrigatoriamente, lavando o cabelo a seguir. Nem por isso o cabelo dessas atletas é menos bonito.
Em alguns casos, como nas pessoas que têm oleosidade excessiva ou caspa, a lavagem diária do cabelo é obrigatória. O acúmulo de resíduos do couro cabeludo, devido à lavagem insuficiente, leva ao aumento do número de microorganismos na região, que, por sua vez, podem produzir inflamação ou infecção.
Para evitar os efeitos indesejados citados acima, é bom usar o bom senso. As pessoas que precisam lavar o cabelo com frequência podem e devem fazê-lo sem culpa. Basta dispensar alguns cuidados como a utilização de xampus e condicionadores de boa qualidade e evitar as temperaturas muito altas, tanto no chuveiro quanto no secador.
Airton dos Santos Gon, dermatologista