Tire suas Dúvidas

O que são úlceras pépticas?

28 mar 2011 às 15:50

Quando se fala em úlceras no estômago, qualquer pessoa já sente um arrepio gelado na coluna. O receio tem razão de ser, já que o avanço da doença pode gerar complicações sérias caso os ácidos gástricos perfurem a parede do estômago e entrem em contato com os outros tecidos do organismo.

As úlceras pépticas são, na realidade, lesões na mucosa protetora de alguns órgãos do aparelho digestivo. A doença pode se desenvolver no estômago, no duodeno e no esôfago, mais raramente neste caso. Os sintomas mais comuns são dores na barriga (que somem ao comer alguma coisa), náusea, saciedade, vômitos e, em casos mais graves, com sangramento e sangue nas fezes.


O líquido estomacal, durante muito tempo, foi considerado o único culpado pela ocorrência da doença, mas essa premissa caiu por terra. Hoje, sabe-se que grande parte das ulcerações no estômago e duodeno é causada por infecção das bactérias Helicobacter pylori. Elas irritam e enfraquecem a mucosa protetora do estômago, tornando direta a ação ácida sobre o tecido conseguinte. Elas são capazes de sobreviver neste ambiente por produzirem uma enzima que neutraliza o suco estomacal.


O uso abusivo de medicamentos anti-inflamatórios e aspirinas também contribui para o aparecimento de úlceras. Da mesma forma, o fumo facilita o surgimento da lesão e atrapalha a cicatrização, além de induzir o aumento de produção de líquidos digestivos.


O tratamento é feito com antiácidos que neutralizam o excesso de ácido no estômago. Ao mesmo tempo, é feita a eliminação da H. pylori por meio de antibióticos. Mas o ideal é prevenir. Não fumar e evitar utilizar anti-inflamatórios são fundamentais. Esses medicamentos só podem ser usados sob supervisão de um médico. A restrição alimentar, na maioria dos casos, não faz parte da rotina terapêutica ou preventiva.

Carlos A. Sabbag - médico cirurgião do aparelho digestivo (Curitiba)


Continue lendo