Há alguns meses, as unhas dos meus pés estão ficando com um aspecto amarelado e descolando. Devo procurar ajuda médica?
Para diagnosticar as causas destas alterações e iniciar um tratamento adequado, é necessário fazer uma avaliação com um dermatologista, que é o médico especializado em doenças da pele, unhas e cabelos.
As unhas possuem como função principal proteger as extremidades dos dedos e seus tecidos, além de nos auxiliar a pegar e manipular objetos. Além disso, refletem nosso estado de saúde, já que muitas doenças podem ser diagnosticadas por meio de modificações em seu aspecto.
As alterações do aparelho ungueal (formado pela unha e seus tecidos adjacentes) podem ocorrer por patologias das próprias unhas, por manifestação de outras doenças cutâneas que as afetem indiretamente, por doenças sistêmicas (de outros órgãos), por traumas ou infecções locais.
O descolamento das unhas dos pés (chamado de onicólise) e a mudança na coloração são devidos a vários fatores, sendo a micose de unha a causa mais comum. Esta é uma infecção causada por fungos adquiridos pelo contato com o solo, animais, outras pessoas ou objetos contaminados como tesouras, lixas de unhas e alicates.
Pode manifestar-se em uma ou mais unhas, sendo mais frequente nos pés. O diagnóstico é confirmado por meio de exames laboratoriais colhidos da própria unha e o tratamento será localizado, com soluções e esmaltes, e/ou via oral.
Outras condições podem também cursar com o descolamento e alteração na coloração das unhas, como traumas locais, uso de calçados apertados, doenças específicas (de tireóide, psoríase e outras), gestação, uso de certos medicamentos e alterações congênitas.
Andrei Nonino, dermatologista