Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
SAÚDE DA MULHER

O que fazer para manter a saúde em dia?

Sua Saúde - Folha de Londrina
08 mar 2010 às 19:40

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A importância das mulheres no cenário brasileiro cresce a cada dia. Só para começar, basta saber que elas representam mais de metade da população brasileira. São 96 milhões de mulheres contra 91 milhões de homens, segundo dados do IBGE. As mulheres representam mais de 40% da população economicamente ativa, e segundo pesquisa realizada em agosto de 2006 nas seis principais regiões metropolitanas do País, 29,6% são responsáveis pelo sustento de seus domicílios.

A expectativa de vida da população feminina atualmente é de aproximadamente 72 anos contra os 65 anos de idade dos homens. Apesar de todos os avanços, a saúde da mulher é um tema que merece atenção especial. Ainda é grande a taxa de mortalidade materna, violência doméstica contra a mulher, número de óbitos por câncer ginecológico, infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Doenças que podem chegar a até 100% de cura quando diagnosticadas e tratadas a tempo, como o câncer de mama e de colo uterino, ainda matam milhões de mulheres a cada ano. Assim, vale o velho ditado: ''melhor prevenir do que remediar''.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


A adoção de algumas medidas simples pode proporcionar à mulher melhora na qualidade de vida, tais como: adote hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, alimentação balanceada, não ingestão ou pelo menos diminuição de bebidas alcoólicas, interrupção do fumo e combate à obesidade; diminua o estresse; crie hábitos corretos de postura no trabalho e em casa; evite dormir sem limpar a pele; use filtro solar; beba bastante líquido; não deixe sintomas genitais sem tratamento; faça sempre o auto-exame das mamas; verifique sempre se a vacinação está em dia; faça visitas periódicas ao seu médico e realize os exames preventivos indicados.

Fernanda Tebet, médica imunologista (SP)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo