A urticária é uma doença caracterizada pela formação de placas avermelhadas e elevadas na pele acompanhadas de muita coceira ou sensação de queimação. Elas aparecem isoladas ou agrupadas, com tamanhos variados, localizadas em qualquer região do corpo, incluindo as mucosas (lábios, laringe e região genital).
Essa doença pode surgir por inúmeros fatores como: medicamentos, alimentos, infecções, agentes físicos (frio, calor ou pressão), produtos químicos e estresse emocional. A urticária pode ser aguda, quando as lesões desaparecem após alguns dias ou poucas semanas e crônica, quando persistem por meses até anos. Em alguns casos, as lesões podem ser acompanhadas de inchaço importante da face, principalmente lábios e pálpebras, com risco de acometimento da laringe, o que leva a dificuldade respiratória até asfixia e risco de morte.
O tratamento da urticária visa aliviar os sintomas de coceira e regredir a formação de placas na pele através de medicamentos anti-histamínicos e, às vezes, corticóides de uso oral. Em casos mais graves, principalmente se houver dificuldade respiratória, é necessário o encaminhamento com urgência para tratamento hospitalar. É importante tentar descobrir os motivos que possam estar provocando a urticária para a resolução do quadro. Porém, em muitos casos, principalmente na urticária crônica, a causa permanece desconhecida.
Andrei Nonino, dermatologista