Tire suas Dúvidas

O que é síndrome das pernas inquietas?

08 ago 2011 às 16:20

Esta enfermidade acomete aproximadamente 10% da população adulta, sendo mais frequente no sexo feminino e a prevalência maior a partir dos 40 anos. O paciente sente uma compulsão irresistível para movimentar as pernas devido ao desconforto que é referido como formigamento, pinicação, às vezes como dor, ou queimação.

A característica importante desta síndrome é ocorrer no final do dia, quando se senta para relaxar e ao deitar. Durante o dia, com movimentação não se percebe os sintomas e mesmo quando eles surgem no período noturno, se levantar e caminhar um pouco ocorre alívio transitório. Estes pacientes apresentam importante comprometimento na qualidade do sono.


Na maioria das vezes não se conhece a causa, mas devemos pesquisar condições que podem estar relacionadas com o desenvolvimento da inquietude das pernas. São elas; a gravidez, nos casos de uremia nos portadores de insuficiência renal crônica, a deficiência de ferro e ainda alguns medicamentos podem precipitar os sintomas das pernas inquietas, como o plasil, lítio, alguns antialérgicos e antidepressivos.


Sabe-se que esta síndrome está relacionada a uma disfunção cerebral na via dopaminérgica e o tratamento, além de a retirada dos fatores causais conhecidos, se recomenda evitar o consumo de álcool, cafeína e tabaco. Quando estas medidas não forem suficientes, existem medicamentos que atuam na via dopaminérgica que produzem alívio significativo do desconforto, ''sossegando'' as pernas.

Carlos Boer - neurologista (Londrina)


Continue lendo