Tire suas Dúvidas

O que é quimioterapia e quais os efeitos colaterais?

21 out 2009 às 19:37

Quimioterapia antineoplásica é o tratamento das neoplasias malignas (câncer) com o uso de drogas que atuam na divisão celular e provocam a morte celular. Com a quimioterapia, é possível tratar o paciente com câncer com intenção curativa ou paliativa, dependendo do tipo, localização e estádio da doença.

Os principais efeitos colaterais da quimioterapia, dependendo da droga utilizada e da sensibilidade do paciente em tratamento, são: perda do apetite, náuseas, vômitos, queda do cabelo, diarréia, obstipação intestinal, inflamação das mucosas e queda do número de glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas no sangue periférico. Estes efeitos são geralmente passíveis de controle, com a utilização das drogas disponíveis para o tratamento dos efeitos colaterais da quimioterapia.


Na quimioterapia convencional, o efeito das drogas se faz inespecificamente sobre as células cancerosas e células normais, explicando, assim, a ampla gama de efeitos colaterais.


O avanço do conhecimento da biologia molecular tem permitido o desenvolvimento da quimioterapia denominada ''terapia alvo'', com o uso de drogas com atuação específica em mecanismos reguladores do ciclo celular, que estariam alterados em células cancerosas, poupando as células normais da ação das drogas quimioterápicas, com consequente diminuição dos efeitos colaterais e melhor qualidade de vida ao paciente.

Mario Liberatti, oncologista


Continue lendo