Com o advento da neurociência e das novas tecnologias de imagem associadas ao avanço da neuropsicologia, a educação e as ciências relacionadas à reabilitação psicomotora passaram por uma repaginação nos processos de avaliação e diagnóstico e nas estratégias de tratamento.
Aspectos do desenvolvimento infantil e estudos comportamentais vêm sendo alçados a um novo patamar de estudo com o intuito de prevenir ou tratar transtornos ou disfunções que acarretam dificuldades de aprendizagem e colocam em perigo o rendimento escolar.
No rastro dessa evolução, surgem duas ciências que se tornaram fundamentais para a compreensão e condução de tais situações: a psicomotricidade e a neuropedagogia.
A psicomotricidade é uma ciência caracterizada pela abordagem da inter-relação entre o desenvolvimento motor, emocional e cognitivo do indivíduo, sugerindo técnicas e estratégias terapêuticas que utilizam a harmonia entre os três a fim de melhorar a capacidade de aprendizado do indivíduo, buscando a eficácia e melhorando aspectos funcionais do cérebro, essenciais para o rendimento escolar.
A neuropedagogia abrange a relação direta entre a função neurocognitiva e a metodologia pedagógica que deve ser empregada traçando um paralelo entre ambas a fim de se buscar um meio didático que respeite a forma com que o cérebro funciona, principalmente nos casos em que exista um transtorno mental, de linguagem ou desatencional.
Clay Brites - Neuropediatra (Arapongas)