As adrenais, também conhecidas por glândulas suprarrenais, ficam localizadas junto à parte superior de ambos os rins, como o nome já sugere. Sua função é produzir uma série de hormônios que regulam funções bastante diversas. Alguns destes hormônios são virilizantes, ou seja, levam a pessoa a desenvolver características físicas masculinas. Outros regulam o controle de água e eletrólitos do sangue, com impacto direto sobre o equilíbrio da pressão arterial e, portanto, da nossa própria sobrevivência.
O termo insuficiência adrenal se refere a situações em que doenças diversas podem levar ao prejuízo da produção destes hormônios, prejudicando as funções citadas acima. Tal deficiência, se completa, pode levar rapidamente à morte se o reposição do hormônio não se iniciar rapidamente.
Entretanto, algumas pessoas podem desenvolver casos de produção parcialmente insuficiente, ou seja, a pessoa tem níveis destes hormônios menores que o considerado normal, mas ainda produz quantidades suficientes para mantê-la razoavelmente bem. Muitas destas pessoas podem ter sintomas que vão desde leve sensação de fraqueza e indisposição, falta de apetite, emagrecimento, náuseas, desconforto abdominal. Com a progressão da doença não tratada, pode haver evolução para confusão mental, letargia e até coma.
Como os sintomas iniciais são relativamente comuns em pessoas sem a doença, a suspeita se torna maior quando eles estão acompanhados de hipotensão, hipoglicemia e hiperpigmentação da pele. O diagnóstico requer diversos exames confirmatórios, orientados pelo médico especializado nesta área.
Guilherme Marquezine - endocrinologista (Londrina)