Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
No verão

O que é insolação e como se prevenir?

Sua saúde - Folha de Londrina
23 dez 2011 às 15:28

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Insolação é um termo popular utilizado para descrever as consequências do aumento da temperatura do corpo pela exposição excessiva ao sol e calor, particularmente em condições de clima quente e úmido. O fenômeno se dá pela ação dos raios ultravioleta e temperatura ambiente elevada sobre o organismo.

Os principais sintomas variam de acordo com a gravidade de cada caso. Nas formas leves podem incluir dor de cabeça, fraqueza, náuseas, tonturas e temperatura do corpo elevada. A pele fica avermelhada e seca (queimadura solar). Nos casos mais graves podem ocorrer perda da capacidade motora, confusão mental, convulsões e perda da consciência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O tratamento deve ser feito de acordo com a gravidade do quadro. Nos casos mais leves, o indivíduo deve ser transferido para um local fresco e arejado (sala com ar condicionado ou ventiladores); remover o excesso de roupas; ingerir muito líquido e colocar compressas frias ou gelo na cabeça, nuca, axilas e virilhas. Quando possível, deve ser colocado em banho de imersão em água fria. Os casos mais graves devem ser encaminhados diretamente para o hospital para receber hidratação endovenosa (''soro'').

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?

A prevenção baseia-se em evitar tomar sol de forma excessiva, principalmente no horário compreendido entre 10 e 16 horas; evitar a prática de exercícios físicos sob o sol nestas condições; ingerir líquidos em abundância para evitar a desidratação. O reconhecimento rápido dos sintomas iniciais e a adoção de medidas corretas para seu controle são fundamentais para evitar o risco de complicações mais graves.

Airton dos Santos Gon - dermatologista (Londrina)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo