Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sudorese

O que causa suor excessivo nas axilas, pés e mãos?

Sua Saúde-Folha de Londrina
19 ago 2009 às 22:25

Compartilhar notícia

A bromidrose - odor desagradável de algumas transpirações - é provocada pela ação de bactérias em determinadas partes do corpo. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O que causa suor excessivo nas axilas, pés e mãos? Como evitar o problema?

De maneira geral, o suor é mais intenso nas mãos, pés e axilas. Isso acontece porque o tamanho e a quantidade de glândulas sudoríparas nessas áreas são maiores. O suor é secretado por dois tipos de glândulas sudoríparas, as écrinas e as apócrinas. As primeiras localizam-se no corpo todo e em maior número na palma das mãos, planta dos pés, testa e pescoço. As glândulas apócrinas estão presentes em algumas regiões do corpo como axilas, órgãos genitais e ao redor dos mamilos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A sudorese excessiva é chamada de hiperidrose. Seus efeitos podem ser angustiantes. Na criança em idade escolar, dificulta a escrita devido à sudorese excessiva, que molha e borra os cadernos. Prejudica ainda as brincadeiras, uma vez que a criança evita o simples aperto de mão, muitas vezes, por vergonha da mão suada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


A bromidrose - odor desagradável de algumas transpirações - é provocada pela ação de bactérias em determinadas partes do corpo, associada ao aumento de umidade local. As bactérias proliferam-se em ambientes úmidos e quentes, gerando mau cheiro. Pode surgir na axila e nos pés e está relacionada às características genéticas e aos portadores de maior número de glândulas sudoríparas. Acomete mais os homens que as mulheres.

Publicidade


Embora seja mais comum em jovens e adultos, pode surgir na infância. Fatores emocionais, stress, tensão, ingestão de alimentos como alho e cebola podem agravar o quadro. Doenças como diabetes e hipertireoidismo podem intensificar a bromidrose porque aumentam a produção de suor e modificam a sua composição.


O tratamento varia de acordo com a intensidade e localização do problema e visa o controle da sudorese excessiva e diminuição do número de bactérias. Pode ser feito com o uso de produtos sob a forma de talcos, sprays ou cremes contendo antibióticos e outras substâncias que dificultam o crescimento das bactérias. Em caso de excesso de suor pode-se associar substâncias antitranspirantes.


Outros tratamentos possíveis são as aplicações da toxina botulínica (botox), mais conhecida no combate às rugas de expressão e a iontoforese. Em alguns casos, o suor é tão intenso que essas medidas não funcionam e o paciente necessita de medicamentos sistêmicos ou de tratamento cirúrgico. Em qualquer situação, a orientação médica é fundamental.

Gina B. Schiavon, pediatra


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo