Este tipo de mancha roxa que surgem nos membros, aparentemente de forma espontânea, é bastante comum, principalmente nas mulheres, e são chamadas de púrpuras simples.
Vários fatores desencadeantes têm sido relacionados com seu aparecimento, tais como situações de estresse, fatores hormonais (nas mulheres costumam ocorrer com maior frequência no período que antecede a menstruação), e pequenos traumas que possam passar despercebidos pelo indivíduo.
Elas representam pequenos sangramentos com perda de glóbulos vermelhos através das paredes de pequenos vasos sanguíneos da pele e do tecido subcutâneo. Acredita-se que as pessoas acometidas são naturalmente predispostas ao aparecimento das manchas em virtude de possuírem uma fragilidade destes vasos sanguíneos.
A púrpura simples é uma condição benigna e não representa qualquer risco à saúde, no entanto, provocam desconforto estético importante, particularmente nas mulheres. As manchas se resolvem espontaneamente em alguns dias, sem necessidade de tratamento, mas outras podem surgir durante este período.
Nos casos onde houver aparecimento súbito de múltiplas manchas em curto espaço de tempo, que acometam outras partes do corpo além dos membros, principalmente em pessoas sem história prévia de aparecimento deste tipo de manchas, é necessário que se faça uma avaliação médica cuidadosa e exames complementares para afastar a possibilidade de outras doenças que possam se manifestar desta forma.
Airton dos Santos Gon - médico dermatologista