Tire suas Dúvidas

O diabético pode tomar uma dose de vinho ao dia?

11 set 2009 às 23:13

O consumo de vinho, especialmente o tinto, tem sido fortemente associado à prevenção de doença cardiovascular. Tudo aconteceu porque pesquisadores descobriram o famoso ''paradoxo francês'', ou seja, embora na França o consumo de gordura saturada (ruim ao coração) seja alto, existe um baixo índice de doenças cardíacas. Este fenômeno, provavelmente, poderia ser explicado pelo alto consumo de vinho tinto nesta população.

Os possíveis efeitos da bebida são listados da seguinte forma: o álcool reduz o colágeno que promove a agregação de plaquetas (formação de placas nas artérias) e os processos de trombose, enquanto os compostos fenólicos, provenientes da uva preta, protegem o nosso organismo contra a ação dos radicais livres, reduzem a oxidação do LDL-colesterol (colesterol ruim), melhoram o estado de coagulação do sangue e ainda apresentam ação antiinflamatória.


Em virtude da sua interferência no metabolismo da glicose (açúcar do sangue), o álcool não é recomendado para diabéticos. Além disso, aumenta os triglicérides do sangue e interage com certos medicamentos antidiabéticos, provocando reações do tipo rubor, náusea e tontura.


Para prevenir a doença cardiovascular, pode-se utilizar o suco de uva integral, sem adição de açúcar, já que, como citado acima, a maioria dos benefícios encontrados no vinho tinto estão presentes na uva e não no álcool. Para atingir as necessidades de compostos fenólicos, a receita é muito simples, basta consumir 2 copos/dia (aproximadamente 500 ml) de suco de uva integral.


Vale ainda ressaltar que o segredo dos franceses não é só o vinho, eles também consomem grandes quantidades de vegetais e frutas, alimentos que em nosso organismo, naturalmente, promovem saúde.


Portanto, para o controle do diabetes, nada melhor que consumir no almoço um bom prato de salada, o nosso famoso arroz com feijão, uma porção de proteína magra (carne, ave ou peixe) e uma dose de prevenção: o suco de uva.

*Aliny Stefanuto, nutricionista


Continue lendo