Não é normal uma criança com três anos que ainda não esteja falando. A ausência da fala já é um indício de que alguma coisa não está indo bem.
Dois itens principais devem ser investigados: primeiro devemos saber se essa criança ouve, pois a fala só vai acontecer se essa criança receber informações da família, dos amigos que convivem com ela. Outro ítem importante para que a criança desenvolva a linguagem no tempo devido é receber estímulos do ambiente: a criança precisa de um ambiente onde as pessoas conversam com ela.
O ambiente em que a criança está exposta pode ser favorável ou desfavorável para adquirir a linguagem. Existem casos de crianças que ficam o dia todo sozinhas e que pela falta de atenção e estimulação acabam atrasadas na aquisição da linguagem. Existem também casos opostos em que a criança é superprotegida pelos pais ou babás que falam pela criança, não lhe dando oportunidade de praticar a fala.
É importante que os pais e/ou adultos que convivem com a criança estejam atentos para algumas etapas:
á- Com seis meses surge o balbucio, que é a primeiro passo para a linguagem (dada, baba, gaga); se o bebê com esta idade não balbucia é indício de que algo não vai bem.
- De 1 a 2 anos: a criança começa a nomear objetos; constrói frases com 2 elementos; frases negativas e interrogativas.
- De 2 a 3 anos: possui um vocabulário de 50 palavras. Frases mais complexas.
- De 3 a 4 anos: possui um vocabulário de mais ou menos 1000 palavras. Usa muito ''Por que?''; sabe cantar algumas canções infantis. Frases cada vez mais complexas.
- De 4 a 5 anos: começam a aparecer estruturas frasais cada vez mais completas e complexas. É capaz de contar o que aconteceu com ela no dia, capaz de dar um recado.
Jaqueline Cavazzana - fonoaudióloga (Londrina)