O sangramento uterino anormal (SUA) é uma queixa natural nos consultórios de ginecologia. O ciclo menstrual é o período entre o primeiro dia da menstruação e o primeiro dia da menstruação seguinte. A duração da menstruação é, em média, de três a cinco dias. Quando há sangramento irregular, quer na duração do ciclo, bem como no número de dias e no volume de sangue perdido, classificamos como sendo um caso de SUA.
A frequência é maior na adolescência, ou seja, de 48% a 97%, de acordo com pesquisas.
A causa é principalmente o resultado da imaturidade do eixo: hipotálamo - hipófise - ovariano, o que ocorre com cerca de 80% dos ciclos do primeiro ano após a menarca (primeira menstruação).
A hipófise localiza-se no cérebro, é comandada pelo hipotálamo, também localizado no cérebro, que produzem os hormônios para o amadurecimento dos ovários, com a formação dos óvulos.
Em princípio, não há razão para grandes preocupações, porque na menarca surgem alterações fisiológicas normais quer na duração, frequência e volume do sangue perdido. Agora, se estas alterações forem frequentes, será necessário avaliação médica e laboratorial.
A ultra-sonografia é um exame necessário a fim de pesquisar outras causas, ou seja, miomas SOP (Síndrome do Ovário Policístico), gravidez, abortos e causas ginecológicas, quer seja uterinas ou ovarianas.
O tratamento é clínico, a não ser em causas específicas acima citadas e outras.
Elias Antônio Campanelli, ginecologista e obstetra