Tire suas Dúvidas

Mau hálito é sintoma de alguma doença?

03 jun 2011 às 15:38

O mau hálito é muito comum entre a população. A halitose não é uma doença, mas um sintoma, que pode ter diversas origens. Em geral, contudo, o odor advém da boca ou dos pulmões.

Durante a manhã, todos temos mau hálito devido à menor produção de saliva. Com isso, ocorre a descamação da mucosa bucal, estimulando a proliferação de bactérias que se alimentam da pele solta e liberam gases com cheiro ruim. Além disso, o longo período em jejum faz o organismo queimar a gordura corporal, o que também gera odores desagradáveis.


No jejum prolongado, ocorre hipoglicemia (baixo índice de açúcar no sangue) e o organismo, carente de glicose para funcionar, passa a utilizar gordura própria do corpo como fonte de energia, liberando compostos sulfurosos, que entram na corrente sanguínea, saindo pela boca durante a expiração.


Ao acordar, pela manhã, a simples higiene bucal e o desjejum costumam resolver o problema - mas, caso isso não funcione e o cheiro persista, é provável que a limpeza não esteja sendo feita corretamente.


O acúmulo de resíduos alimentares na boca leva à formação de saburra lingual (uma camada branca sobre a língua) e placa bacteriana sobre os dentes.


Muitas pessoas, no entanto, apresentam mau hálito crônico, nesse caso, a origem do sintoma pode ser mais problemática, decorrendo de possíveis doenças da orofaringe, bronco-pulmonares, hepáticas, diabetes, fumo, falta de vitaminas A e D, cáries profundas, sinusite, rinite, doença periodontal (afeta gengivas e ossos de base dos dentes), entre outras.


A prevenção é simples. Basta uma boa higienização bucal, que requer não só o uso de uma escova correta e fio dental, mas uma perfeita limpeza do dorso da língua. Quem tem tendência ao mau hálito deve evitar comidas gordurosas, frituras e produtos com cheiro forte, bem como bebidas alcoólicas e cigarro.


Pessoas com anomalias dentofaciais que apresentem problemas de dentes apinhados, impossibilitando a passagem de fio dental, também costumam ser vítimas frequentes da halitose.

Gerson Köohler - Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (Curitiba)


Continue lendo