Tire suas Dúvidas

Lacrimejamento excessivo é normal? Tire suas dúvidas

07 jun 2017 às 18:01

Olhos lacrimejando nem sempre são sinais de sentimentos como tristeza ou dor. Muitas vezes as lágrimas surgem em grande quantidade mesmo sem motivo aparente e ainda podem estar acompanhadas de ardência nos olhos.

As lágrimas são importantes para manter a umidade da superfície ocular, no entanto, lacrimejar excessivamente não é normal e esta condição pode trazer uma série de desconfortos quando em grande quantidade.


O lacrimejamento pode provocar um embaçamento visual e também acarretar em certa nebulosidade para leitura. Além do incômodo em decorrência das lágrimas escorrerem constantemente ou se acumularem nos olhos gerando secreções.


Por que os olhos lacrimejam muito?
Segundo a oftalmologista Camila Agner, da Clínica Schaefer, de Curitiba, "o lacrimejamento excessivo pode ser uma situação pontual, relacionada a um episódio agudo de inflamação ocular ou trauma, mas também pode se tornar uma condição crônica, fruto de diferentes afecções oculares, palpebrais e/ou das vias lacrimais", afirma.


O oftalmologista oculoplástico, que tenha especialização em plástica ocular e vias lacrimais, é capaz de direcionar qual abordagem adequada ao diferenciar em seu exame as seguintes situações:


Lacrimejamento verdadeiro: Hipersecreção lacrimal pela presença de corpo estranho, inflamações oculares, alergias/infecções respiratórias.


Epífora: Produção lacrimal normal, com déficit no escoamento da lágrima pelas vias lacrimais que pode ser devido à obstrução na via ou ineficácia na drenagem por alterações no posicionamento e/ou tônus palpebrais.

Atualmente há tratamentos que trazem alívio para muitas dessas patologias melhorando a qualidade de vida. Mas para isso é necessária uma investigação completa, que deve ser feita pelo especialista, a fim de solucionar o distúrbio que ocasiona o lacrimejamento de maneira eficaz.


Continue lendo