Tire suas Dúvidas

Já ouviu falar em bruxismo?

02 dez 2009 às 19:30

Qual é o tratamento mais indicado para a pessoa que range os dentes durante o sono?

Muitas pessoas nem percebem ou não sabem que fortes dores de cabeça podem ter origem na boca. Diversos fatores desencadeiam o ato de apertar ou ranger os dentes, principalmente durante à noite, como situações de estresse ou problemas emocionais - exemplos importantes da manifestação do bruxismo.


O nome da doença teve origem na Idade Média, quando acreditava-se que pessoas que rangiam os dentes durante o sono estavam tomadas por feitiços ou bruxaria. Sabe-se atualmente que o distúrbio faz parte do dia-a-dia de muitos brasileiros.


É fácil identificar uma pessoa que range os dentes, por exemplo, por meio de manifestações clínicas que aparecem no interior da boca, como os desgastes exagerados na dentição. No caso de quem aperta a boca pode haver perda de esmalte no colo do dente e pequenas depressões causadas por tensões geradas no local.


Além disso, outras manifestações importantíssimas e também prejudiciais à saúde são as terríveis dores de cabeça. Ao apertar ou ranger os dentes, há o envolvimento da musculatura facial.


Há também uma articulação importante denominada temporomandibular, localizada perto do ouvido, que pode ser afetada. A estafa da musculatura e o desgaste desta articulação geram a dor de cabeça.


Como qualquer tratamento, é preciso saber a causa para obtermos um bom resultado. Em alguns casos, a solução pode estar em exercícios físicos ou na psicoterapia.


Mas o uso de placas noturnas (aparelhos confeccionados para cada paciente) resolvem muito bem o problema, pois distribuem a força muscular em todos os dentes, além de proporcionar boas noites de sono a quem tem bruxismo.

Marcelo Sarra Falsi, dentista (SP)


Continue lendo