Várias queixas digestivas podem ter origem a partir da ingestão de líquidos junto com o almoço ou jantar. Desde a boca até o intestino, o alimento sofre a ação de inúmeras enzimas. Para que haja uma boa qualidade do processo digestivo, questões como o pH do trato gastrointestinal são importantes.
Quando ingerimos líquidos (água, sucos e refrigerantes, sendo estas últimas ainda mais nocivas) com as refeições, as enzimas são diluídas modificando o pH e fazendo com que sua atividade fique comprometida. A diluição, portanto do ácido clorídrico durante uma refeição com grande quantidade de líquido, favorece não somente uma menor eficiência na absorção de vitaminas/minerais, mas um déficit cloridrico, contribuindo com uma má digestão e para a ocorrência de sintomatologia digestiva muito referida como distensão abdominal, sensação de plenitude gastrointestinal.
Se colocarmos todo dia, além dos alimentos secos, uma grande quantidade de líquidos, o estômago vai esticar demais. A consequência disso é que um estômago mais dilatado precisa de mais alimentos para se saciar. Num determinado momento, a sua elasticidade chega ao fim e ele não volta mais ao tamanho original. A pessoa com um volume gástrico grande acaba comendo maior quantidade em busca de maior saciedade e isso pode, a longo prazo contribuir para o ganho de peso.
A primeira e talvez mais importante dica é a mastigação. Produzimos 1,5 litro de saliva ao dia, que além de ter enzimas digestivas, tem a função de umedecer os alimentos. A segunda dica é, coloque um copo para cada pessoa sobre a mesa. Tente comer toda a comida primeiro e depois tomar o líquido bem lentamente, a pequenos goles. Depois de um tempo assim, já é hora de tirar o copo da mesa.
Outra dica é não exagerar nos condimentos, pois pratos muito salgados dão mais sede. Esse processo pode levar meses, mas é importante tentar. O ideal seria não tomar líquido nenhum de 30 minutos até duas horas (que é o tempo de digestão) depois das refeições. Com o tempo, o líquido não fará falta nenhuma. Pelo contrário, só trará benefícios á sua saude.
Kelly Franco de Lima - nutricionista funcional