O cotovelo é um local frequente de traumatismos e doenças inflamatórias. Ele complementa a articulação do ombro e, através dos movimentos de flexo-extensão (dobrar e esticar o cotovelo) e prono-supinação (rotação do antebraço e do punho para dentro e para fora), permite que a mão seja colocada em qualquer ponto do espaço ao redor do corpo.
A dor no cotovelo pode surgir de causas locais, de doenças no ombro, na coluna cervical, dos nervos periféricos e vasculares. Dor difusa e periarticular no cotovelo pode ser causada por artrite reumatóide (um tipo de reumatismo), assim como pela artrose (desgaste) da articulação. Dores na face lateral (do lado de fora) do cotovelo podem dever-se a inflamações na origem da musculatura extensora do punho (epicondilite lateral) ou lesões ligamentares.
Na face medial (do lado de dentro), podem ser causa de dor as lesões ligamentares, as inflamações na origem da musculatura flexora do punho (epicondilite medial) e as lesões do nervo ulnar. A bursite olecraneana e a tendinite do tríceps podem ser causa de dor na face posterior (atrás) do cotovelo, e a tendinite do bíceps na face anterior (na frente).
Portanto, para o diagnóstico correto são necessários a história e o exame físico completos do paciente, além de possíveis exames complementares, para que se possa indicar o tratamento mais adequado.
Daniel Ferreira Vieira, ortopedista (Londrina)