Muitos pacientes acham que não podem fazer implante devido às suas condições de saúde. A cirurgia de implante dentário é um procedimento corriqueiro em consultórios que atuam nessa especialidade. É muito importante salientar que a solicitação de exames pré-operatórios é fundamental para avaliar a condição geral de saúde do paciente.
O paciente hipertenso deve ser avaliado e controlado frequentemente por um cardiologista. Essa interação médico-dentista é necessária para que o tratamento seja bem sucedido e com muita segurança.
O tratamento com implantes dentários requer uma fase cirúrgica que deve seguir esses cuidados e, dependendo do nível da hipertensão e outros fatores como a idade e outras doenças associadas, o tratamento deve ser realizado em ambiente hospitalar e acompanhamento multidisciplinar. O mais importante é que o dentista precisa estar preparado para executar o tratamento.
O receio de ter muito ''sangramento'' durante e após a cirurgia é minimizada pelos exames pré-operatorios e pela avaliação prévia do cardiologista. A relação de segurança do paciente com o profissional ajuda muito também a controlar a pressão arterial durante o atendimento odontológico.
Quanto ao paciente com diabete, temos o mesmo cuidado: o paciente passa por uma entrevista (anamnese) prévia ao tratamento. Solicitamos uma avaliação pré-operatória e consultamos o médico responsável para avaliar se o paciente controla a dieta ou tem problemas na produção de insulina e precisa tomar medicamentos.
A maior preocupação do paciente que tem diabete é quanto à cicatrização (reparação) e consequentemente a infecção. Em ambos os casos é necessária uma avaliação prévia do médico responsável e a medicação prévia e após a cirurgia. O paciente deve estar devidamente orientado e controlado antes do tratamento, a cirurgia deve ser a mais conservadora possível e o controle mais frequente.
O resultado do tratamento em pacientes hipertensos e com diabete é o mesmo do que em outros pacientes sem essas doenças.
Os pacientes que apresentam hipertensão, diabete ou qualquer outro tipo de patologia podem fazer o tratamento com implantes dentarios, de maneira segura e previsível, com uma equipe bem treinada e qualificada. O fato de poder restabelecer a função mastigatória e sorrir com tranqilidade e naturalidade melhora a auto-estima e a qualidade de vida.
Marcos Kuabara - cirurgião-dentista (Londrina)