Tire suas Dúvidas

Frutas do outono trazem benefícios para saúde

12 jul 2011 às 16:15

Outono é também época das frutas. Com o clima mais ameno as bancas das feiras e frutarias ficam recheadas de variedades, o que garante um bem para a saúde e para o bolso.

Um bom truque para estimular o consumo durante o dia é substituir os doces ou sobremesas por algumas frutas. Mas é preciso ficar atento porque o consumo exagerado pode desequilibrar a dieta.


Veja alguns benefícios de frutas da época:


- Abacate - rico em vitamina C, é ideal para a elasticidade da pele, também contém gorduras monoinsaturadas e fibras, que auxiliam no controle do colesterol e o sistema circulatório. Contém potássio, indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames, além da vitamina B6, magnésio e ferro.


- Banana - conhecida por ser rica em potássio e combater as caimbras musculares, possui também taxas elevadas de ferro, cálcio e vitamina A, B6, B12 e C. Ainda protege contra doenças cardíacas, pois mantém o equilíbrio de liquidos e evita o acúmulo de placas nas artérias. Age também como antiácido, podendo ser consumida em caso de azias ou úlceras.


- Caqui - possui as vitaminas A, B1, B2 e C que contribuem para a manutenção da boa visão, ainda é rica em cálcio, ferro e proteinas. A fruta também é conhecida por auxiliar na saúde da pele e mucosa e nos processos cicatrizantes.


- Maracujá - conhecida por seu poder calmante esta fruta ainda possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, que contribui para a resistência dos vasos sanguíneos e evita a fragilidade dos ossos e dentes. Também contém vitaminas do complexo B que auxiliam o aparelho digestivo e nervoso e ainda evitam a queda dos cabelos. Ainda é rica em cálcio, fósforo, e do ferro que contribui na boa formação do sangue.


- Mixirica/Tangerina - fontes das vitaminas A, B e C, ainda possui cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. Além dos benefícios da vitamina C no desenvolvimento dos dentes e ossos, esta vitamina associada a alimentos que contenham ferro, auxilia a absorção desta pelo organismo.

Maximo Asinelli - médico nutrólogo (Curitiba)


Continue lendo