Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Doenças de pele

Fotodermatite e dermatite de contato:quais as diferenças?

Sua Saúde - Folha de Londrina
31 ago 2012 às 14:59

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Essas doenças são processos alérgicos da pele e possuem manifestações comuns, por isso podem gerar confusão. A dermatite de contato é uma alergia que aparece principalmente nos locais de contato da pele com produtos irritantes (químicos ou físicos). Assim é mais frequente nas palmas das mãos e plantas dos pés.

Esta alergia só aparece na região da pele que entrou em contato com o irritante (produtos químicos, detergentes, alimentos). A pele vai ficando espessada, com descamação e podem aparecer fissuras que são muito doloridas. Se não tratada, a alergia pode ir aumentando e atingir áreas da pele que não entraram em contato com os irritantes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A fotodermatite aparece mais em pessoas de pele clara. É a alergia à luz solar. Sempre que exposta ao sol, a pele fica avermelhada, inflamada e sensível a traumas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


A coceira está presente em maior ou menor grau nessas doenças. Todas apresentam aspecto dinâmico (elas mudam de intensidade e forma com o tempo). O mesmo serve para as alergias. É comum que pessoas que apresentaram um tipo de alergia no passado passem a apresentar tipos diferentes no futuro. Isto gera confusão e tratamentos (caseiros) inadequados. As alergias podem mudar entre as crises de piora.


Somente após o diagnóstico preciso é que o tratamento deve ser instituído. O grande fator é que a maioria das pessoas pode apresentar quadros associados destas alergias. O tratamento apropriado irá depender do diagnóstico médico correto e da terapêutica usada. São usados cremes ou medicações tópicas, medicações sistêmicas (comprimidos ou injetáveis) e vacinas, além de se tentar identificar a possível causa da alergia.

Ricardo Pasello, dermatologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo