Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Limites

Fazer exercícios demais faz mal à saúde?

Sua Saúde - Folha de Londrina
21 ago 2012 às 14:46

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Como quase tudo na vida, a prática de exercícios físicos também tem limites. Saber exatamente qual é esse limite é tarefa difícil e depende de fatores como idade, sexo, objetivo, entre outros. Embora haja diferenças nos objetivos e maneiras de se exercitar, alguns princípios universais que regem o treinamento devem ser seguidos, como respeito à individualidade biológica, adaptação do organismo à atividade, quantidade, intensidade, especificidade e regularidade do exercício.

O organismo necessita de recuperação após a prática de exercícios físicos, portanto, a regra de ''quanto mais, melhor'' não funciona. Após o exercício intenso, micro-lesões acontecem nas fibras musculares exigindo aproximadamente 48 horas para se recuperarem. Essas micro-lesões são percebidas pelas dores que sentimos após um exercício mais vigoroso. Quando o organismo se recupera adequadamente, a musculatura se torna mais forte e preparada para novo estímulo. É prudente que a prática de exercícios seja alternada entre três a quatro vezes semanais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Estudos mostram que exercícios repetitivos por mais de uma hora seguida aumentam consideravelmente a probabilidade de lesões. Quanto à intensidade, deve ser suficiente para promover ganhos ao condicionamento físico, mas não o bastante para prejudicar a saúde. As séries devem ser intensas a ponto dos músculos tornarem-se pouco doloridos no dia seguinte, mas totalmente recuperados no outro dia.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Quem deseja praticar exercícios todos os dias deve diversificar as atividades, evitando a sobrecarga dos grupos musculares e articulações, como, por exemplo, alternar a cada dia o treinamento dos membros inferiores e superiores. Esta regra serve tanto para musculação quanto para atividades aeróbicas (caminhadas, corridas, ciclismo, hidroginástica e natação).

Publicidade


É comum o excesso praticado por pessoas que desejam perder peso. Nesse caso, a quantidade também não é o melhor negócio. A perda de peso depende de dieta equilibrada, de programa de exercício responsável e eficiente que considere a individualidade e os limites de cada um. Não é incomum encontrarmos pessoas impedidas de treinar devido às lesões causadas pelos excessos.


Escolher o melhor exercício depende de vários fatores, sobretudo, dos objetivos e, por se tratar de conteúdo complexo, é recomendado que as pessoas procurem orientação de profissional de Educação Física.

Denilson Teixeira, mestre em Ed. Física


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo