Os aparelhos de ar condicionado retiram a umidade do ar, deixando o ambiente mais seco. Como consequência, a pele das pessoas que passam muitas horas nesses locais tende a ressecar também, pois acabam perdendo a umidade natural da camada externa da pele para o ambiente, que está mais seco.
O ressecamento da pele pode provocar coceira, irritações (dermatites) e manchas. Assim, é recomendável que pessoas que trabalhem em ambientes climatizados procurem manter a hidratação, adotando medidas simples tais como: beber água com frequência, evitar banhos quentes e prolongados; evitar uso de buchas; utilizar sabonetes neutros; e aplicar cremes ou loções hidratantes logo após sair do banho, com a pele ainda um pouco úmida. Se necessário, a aplicação do hidratante pode ser repetida mais vezes durante o dia.
Outra medida que pode ajudar é colocação de umidificadores no ambiente. Pode ser útil também o hábito que algumas pessoas têm de borrifar a pele várias vezes ao dia com sprays de água termal. Estes produtos oferecem uma sensação agradável de frescor e bem estar, embora seu efeito para hidratação da pele seja pequeno e de curta duração.
Airton Gon - dermatologista (Londrina)