Tire suas Dúvidas

Existe tratamento para o estrabismo?

24 fev 2012 às 15:45

O estrabismo é uma doença ocular na qual os olhos estão ''desalinhados'' ou ''desviados''. O problema ocorre em 2% a 5% das crianças com a mesma incidência em ambos os sexos. As causas são várias: genética, erros de refração, prematuridade, traumas e doenças que afetam o cérebro (paralisia cerebral, hidrocefalia e tumores craneanos).

O estrabismo verdadeiro requer tratamento o mais precoce possível. Em primeiro lugar é preciso assegurar que ambos os olhos estão se desenvolvendo bem e nenhum esta ficando ''preguiçoso''. ''Vista preguiçosa'' é conhecida por ambliopia. Quando a criança desvia um dos olhos, o cérebro ''desliga'' o olho desviado, para que ela não veja duplo. Este olho ''desligado'', pode não se desenvolver e ficar com uma visão reduzida se não for tratado a tempo. O tratamento da ambliopia consiste na oclusão do ''olho bom'' com um tampão até que se recupere esta visão.


O estrabismo também pode ser corrigido com óculos e melhorado com exercícios ortópticos . Quando o tratamento clínico não é capaz de promover um adequado alinhamento ocular, há indicação de cirurgia. A cirurgia em crianças é realizada com anestesia geral. Atualmente, em alguns casos o estrabismo também pode ser corrigido com a aplicação de botox (toxina botulínica) no corpo muscular.

Elaine Ferraresi, oftalmologista (Londrina)


Continue lendo