Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Descubra

Existe relação entre manchas na pele e menopausa?

Sua saúde - Folha de Londrina
14 dez 2011 às 15:39

Compartilhar notícia

- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Manchas com diferentes causas podem aparecer na pele nas áreas referidas, mas pela descrição da leitura trata-se de Poiquilodermia Solar, cujas características principais são manchas avermelhadas, às vezes mais escurecidas, localizadas principalmente nas laterais do pescoço e parte anterior e superior do tórax. A causa é a exposição ao sol nessas áreas, que possibilita o aumento da rede de pequenos vasos sangüíneos e ocorre em indivíduos predispostos.

É uma doença de pele que pode ser tratada com laser e não está relacionada à menopausa. Outra mancha comum na área do rosto é o Melasma (ou Cloasma), de cor castanho-clara, ou escura de intensidade variável, às vezes muito acentuada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ocorre quase sempre em mulheres com mais de 30 anos, após a gravidez ou um tratamento com hormônio. Pode, entretanto, ocorrer em mulheres que nunca ficaram grávidas ou fizeram este tipo de tratamento. Há homens que também podem apresentar Melasma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


A causa não está esclarecida, mas vários fatores são citados: predisposição constitucional, gravidez, estrogênios e progesterona, exposição solar, sendo este o fator mais importante da ocorrência do Melasma.


Além da Poiquilodermia e do Melasma podemos citar ainda outras manchas escuras da face e do pescoço: Melanose Solar, Queratose Solar (provocadas pela exposição solar). Também a Queratose Seborréica (Estucoqueratose) pode ter cor escura.

Helio Celestino da Silva, dermatologista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo