Existem diferentes tratamentos para ajudar no combate à celulite. Entre eles está a endermologia, aparelho que promove uma sucção à medida que rola sobre a pele, agindo como uma massagem profunda.
Essa ação cria uma dobra cutânea que é repetidamente segura e solta por meio de várias manobras, fazendo uma massagem no tecido conjuntivo e reduzindo a aparência da celulite.
Esse equipamento está entre os de mais alta tecnologia digital na área da estética. O paciente usa uma malha no corpo que facilita o deslizamento do aparelho sobre a pele. Entre os benefícios estão a melhora da circulação, o aumento do colágeno na pele, maior tensão das fibras do tecido conjuntivo, gerando um aspecto mais liso na pele.
Outra opção bastante utilizada é a massagem modeladora que nada mais é do que um conjunto de manipulações exercidas sobre o corpo com movimentos rápidos e rítmicos combinados a manobras de deslizamento, amassamento e pinçamento.
O objetivo é o embelezamento do corpo e a estimulação dos músculos, facilitando a penetração de princípios ativos, reduzindo gorduras localizadas e celulite e, consequentemente, dando mais equilíbrio à estética do corpo.
O tratamento melhora a flacidez de pele com o aumento da circulação sanguínea no tecido epitelial. Assim, as células (fibroblastos) funcionam melhor produzindo mais colágeno e elastina, o que dá mais firmeza à pele.
A massagem modeladora torna os músculos mais firmes e elásticos e melhora ainda a nutrição dos músculos facilitando seu desenvolvimento. É recomendável fazer entre duas a três sessões por semana.
Todos esses tratamentos devem ser feitos por profissionais habilitados.
Celina Ballarotti - Fisioterapeuta