O uso de chinelos é recomendado para a prevenção de micoses em certos locais onde haja umidade e calor, fatores favoráveis ao desenvolvimento de fungos. As micoses são infecções contagiosas que podem acometer a pele, cabelos ou unhas, sendo as mais comuns as dos pés (também conhecidas como 'tinha dos pés', 'pé de atleta' ou 'frieiras'), e as da região da virilha.
A micose pode ser transmitida por contato direto entre as pessoas ou indireto, por meio de meias, sapatos, toalhas e superfícies de piscinas e banheiros. Desta forma, é necessário usar chinelos quando você estiver em ambientes como vestiários, banheiros coletivos, piscinas, saunas ou locais frequentados por um grande número de pessoas.
Neste caso, habitue-se a tomar banho com chinelos, retirando-os somente para lavar os pés. Outras medidas para prevenção de micose nos pés são: secar bem os pés após o banho, principalmente entre os dedos; usar meias de algodão, evitando as de tecido sintético, que absorvem pouco o suor e mantêm a pele úmida; trocar as meias com frequência e alternar o uso de calçados fechados, deixando-os em locais ventilados quando não utilizá-los.
No entanto, não é necessário o uso de chinelos se você estiver tomando banho em sua casa ou em um local limpo, sem risco de que pessoas com micose nos pés usem o mesmo local.
Andrei Nonino, dermatologista