Tire suas Dúvidas

É recomendado consumir peixes durante a gravidez?

20 abr 2012 às 15:09

Você pode durante os nove meses, mas com algumas restrições, consumir peixe. Um estudo realizado pelo Departamentos de Medicina dos Estados Unidos e da Dinamarca aponta que o ácido graxo ômega-3 encontrado nos peixes e nos compostos do leite materno é benéfico para desenvolvimento tanto físico quanto mental dos bebês.

Os peixes de água fria como o atum, a sardinha e o salmão exercem a função de acelerar o metabolismo da criança. É importante a gestante consumir o alimento especialmente no último trimestre de gestação e na amamentação. Porém, o consumo deve ser moderado, caso contrário, pode prejudicar o bebê com a quantidade de gordura, mesmo sendo gordura do bem.


É importante lembrar que somente o peixe grelhado, assado ou cozido está permitido. Se ele for ingerido cru, a mulher corre o risco de ter intoxicação intestinal, o que pode levar a complicações na gestação, Também deve-se evitar o produto frito.


Infelizmente, até os peixes mais gordurosos hoje em dia podem conter poluentes por causa da exposição ao meio ambiente. Mesmo assim, eles são essenciais para uma alimentação equilibrada na gestação. O ideal é incluir duas porções de peixe por semana.


Prefira adquirir peixes de boa procedência, em locais conhecidos. Bacalhau, sardinha, atum, cavala, pescada, linguado e salmão estão na lista dos menos suspeitos de conter metais pesados e são ótimas pedidas.

Laynara Porto Villas Bôas - nutricionista (Cornélio Procópio)


Continue lendo