Os implantes dentários são pinos em formato de parafuso feitos de titânio que são implantados dentro do osso para substituir as raízes dos dentes perdidos e suportar as próteses dentárias. Dessa forma, parece claro que colocar implantes dentro do osso sem nenhum corte ou perfuração na gengiva é impossível, pelo menos até hoje.
No entanto, as novas técnicas cirúrgicas substituem os cortes utilizados na técnica convencional e nos permitem colocar os implantes dentários com perfurações pequenas, com mínimo trauma e com uma recuperação pós-operatória muito melhor para o paciente.
O que precisa ficar muito bem esclarecido é que essa nova técnica infelizmente não pode ser utilizada em todos os casos. Principalmente nas situações em que o paciente apresenta muita perda óssea local a utilização dessa nova técnica pode ser até perigosa, levando à perda dos implantes e a complicações durante a cirurgia. Cabe a cada profissional diagnosticar e planejar as cirurgias com muito cuidado para avaliar se a nova técnica pode ou não ser utilizada em cada caso.
Marcos Heidy Guskuma - dentista (Londrina)