Qualquer pessoa pode ter micose, sendo algumas mais suscetíveis do que outras, mas em geral é possível preveni-la através de algumas medidas simples. Devemos separar as micoses mais comuns em dois grupos principais: as superficiais, também conhecidas como tinhas ou ''impinges'', e a pitiríase versicolor, chamada popularmente de ''pano branco''.
As tinhas são causadas por fungos que contaminam a pele, aparecendo com mais frequência em locais como virilhas e pés. Estas podem ser transmitidas de pessoa a pessoa ou adquiridas em ambientes contaminados com fungos, principalmente locais quentes e úmidos. Desta maneira, sua prevenção pode ser feita evitando-se andar descalço em pisos úmidos ou ambientes públicos (ex: vestiário, sauna), não compartilhar toalhas, roupas e calçados e secar bem a pele ao sair da piscina ou após banho, especialmente as virilhas, axilas e entre os dedos dos pés.
A pitiríase versicolor não é transmitida de pessoa a pessoa e não é adquirida por contaminação do ambiente, pois o fungo causador desta doença está presente naturalmente em quase todas as pessoas, mas desenvolve-se espontaneamente naquelas suscetíveis (como as de pele oleosa), favorecido também pelo calor e umidade. Portanto, ao contrário do conceito popular, a pitiríase versicolor não é uma micose adquirida na praia ou piscina, mas é mais frequente nestes ambientes pela exposição ao calor e umidade.
Andrei Nonino - dermatologista (Londrina)