Apesar de levarem à perda rápida de peso, regimes da moda não surtem efeito em longo prazo, ou seja, a pessoa volta facilmente a engordar. O problema dessas dietas é que elas restringem a ingestão de grupos de alimentos, como proteínas, carboidratos e gorduras.
A restrição total de carboidrato na alimentação, por exemplo, deve ser completamente evitada. Este nutriente é o que dá energia para as atividades do organismo. Ele é o responsável pela sensação de saciedade. Já as dietas que restringem gorduras causam aumento excessivo do consumo de carboidratos. As proteínas têm a função de reparar os tecidos danificados.
A reeducação alimentar, apesar de ser um discurso repetitivo, ainda é a forma mais saudável de perder peso, pois é um processo de aprendizagem no qual a pessoa, além de conhecer melhor os alimentos, passa a selecioná-los de forma saudável.
O próprio hábito de comer também passa por mudanças, uma vez que é preciso controlar horários e, principalmente, a ansiedade. Outras regras importantes da reeducação alimentar consistem em corrigir a atitude em relação aos alimentos e ter paciência.
Simão Lottemberg, endocrinologista