A emotologia é um conjunto de conhecimentos organizados que visa despertar as potencialidades humanas para a auto-realização, despertar reservas cerebrais normalmente não utilizadas. Usa o mesmo processo da natureza para preservar a espécie. Se você plantar uma semente e colocá-la em um lugar escuro com apenas um raio de sol, ela vai crescer em direção à luz porque faz parte dela realizar seu potencial. O ser humano, como essa semente, já nasce com as possibilidades de auto-realização. A função da emotologia é despertar este potencial.
É necessário que a pessoa tenha claro seu objetivo, que ele seja concreto, viável, mensurável, com prazo determinado. Depois é necessário emotizar esse objetivo. Todos os objetivos que conseguimos atingir foram alcançados porque os emotizamos mesmo sem saber. A proposta é saber fazer isso conscientemente para alcançar o que queremos.
Para isso, é necessário que façamos a imagem mental do que queremos, e coloquemos nela a satisfação, o fervor e entusiasmo como se já tivesse acontecido. É necessário crer sem nenhuma dúvida. Se você duvidar, o cérebro fica indeciso e não contribui para a realização. Nós temos uma parte do cérebro chamada sistema límbico, que é o local em que estão registradas nossas crenças e valores. Esta região é responsável por colocar em nosso organismo as substâncias que nos levam à ação.
Então, quando eu emotizo, estou registrando no sistema límbico aquilo que quero. Uma vez registrado, o cérebro vai fazer tudo para que aquilo aconteça, vai nos mostrar as oportunidades. Apesar desta parte do cérebro comandar todo nosso organismo, nossas ações, ela não distingue o que é real do que é imaginado. Assim, se você imaginar com a sensação de que é verdade, ele vai entender isso e fazer tudo para o que você quer que aconteça.
Nair Onofre, psicodramatista e diretora do Núcleo de Desenvolvimento Humano (Curitiba)