Tire suas Dúvidas

É possível 'consertar' as pernas tortas?

13 out 2010 às 10:09

As pernas rodadas para dentro, de uma maneira geral, refletem um problema passado dos pais para os filhos (origem genética), o que pode ser piorado com algumas posturas durante o período de crescimento (como, por exemplo, sentar entre as pernas).

Também é mais comum aparecerem casos em mulheres devido à anatomia óssea feminina. Em geral, o que está rodado para dentro é o quadril e a coxa. A perna, para compensar, faz uma rotação para fora (externa), o que faz com que a inserção do tendão patelar também rode para fora, causando um aumento da pressão na articulação da patela no joelho, e resultando em dores.


Outra causa pode ser a frouxidão dos ligamentos com pés chatos, que faz o mesmo processo nos joelhos.


Para tratar este problema, em geral, o mais indicado é a fisioterapia, na qual serão usados aparelhos para garantir o alívio da dor, o fortalecimento dos músculos rotadores externos do quadril, dos mediais da coxa e o alongamento, além de trabalhar a postura global da pessoa.


Em alguns casos, em que o excesso de desvio das pernas pode levar a outras doenças, por ser muito grave, pode ser necessária a intervenção cirúrgica, mas isso é raro e efetuado somente em último caso, pois é um procedimento muito agressivo e com resultados não tão satisfatórios.

Marcus Vinícius Danieli, ortopedista


Continue lendo