Este assunto só é cabível para crianças com o rosto ainda em crescimento, principalmente em tenra idade. A literatura científica é fraca em artigos sobre esta questão específica. Sabe-se, sim, que os ossos da face de uma criança tem uma plasticidade (capacidade de ser moldados) expressiva. Por isto hábitos tais como sugar dedos e chupeta/mamadeira além dos três anos são perniciosos. Estes hábitos nocivos citados podem, sim, gerar deformidade nas arcadas dentárias.
Em relação ao dormir de bruços, em se tratando de adultos nada acontece em relação à variação (deformação) morfológica das arcadas dentárias e nem aos ossos que os contém (maxila e mandíbula). Já em crianças (bebês) o que se sabe é que a criança (tal como as plantas) costumam ter o rosto virado sempre em direção à luz, à claridade do dia, ao sol. Por isto mesmo existe a indicação médica de que o berço seja mudado de posição dentro do quarto periodicamente, para que o bebê vá mudando a posição de estar deitado. Isto considerado, seu rosto (seus olhos) estarão sempre influenciados pela luz solar.
Então, podem existir indícios, sim, pela extrema plasticidade dos ossos faciais - em bebês - de que o berço mantido sempre em uma só posição no quarto vai gerar uma única posição de dormir (que não é de bruços não) que poderá influenciar a plasticidade óssea e gerar uma possível e incipiente assimetria entre os lados da face, influindo, claro, por decorrência sobre as arcadas dentárias decíduas.
Gerson Köhler - ortodontista e ortopedista facial (Curitiba)