Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde do coração

Dores no peito e palpitações: devo procurar um médico?

Sua Saúde - Folha de Londrina
19 jul 2012 às 14:44

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tenho 19 anos e sou estudante. Nos últimos dias tenho sentido bastante dores no peito e o meu coração bate acelerado, principalmente quando faço algum esforço. O que pode ser isso e o que devo fazer para melhorar?

Neste caso as dores no peito podem estar sendo causadas por vários motivos. Pela faixa etária do paciente as chances de ser algum problema relacionado a doença coronariana são menores. Neste caso, especificamente, é de fundamental importância uma avaliação cardiológica completa (anamese; exame físico), a fim de se excluir a presença de uma doença cardíaca estrutural.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pode ser que o problema esteja relacionado com alguma arritmia cardíaca. Então, isso precisa ser investigado. Sugiro que procure um cardiologista. Este profissional vai avaliar sua história clínica e pedir os exames que julgar necessários, tais como: laboratoriais (hemograma para excluir anemia), função tireoideana (para excluir hipertireoidismo); eletrocardiograma, holter (caso o eletrocardiograma não defina a arritmia), ecocardiograma (para avaliar se existe alguma doença estrutural cardíaca); e até mesmo um teste de esforço, uma vez que, neste caso, as dores estão relacionadas ao esforço.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


É importante lembrar que as dores nesta região podem ser sinal de problemas em outros órgãos, como o esôfago e a aorta. Podemos dizer também, por diagnóstico de exclusão, que palpitação associada com dor no peito e falta de ar em uma pessoa com 19 anos pode estar relacionada a síndrome do pânico. Entretanto, é necessário primeiramente afastar todas as condições de taquicardia.


Neste momento recomendo que procure um cardiologista e suspenda as atividades físicas até a elucidação do diagnóstico.

Marcelo Cichocki, cardiologista do Hospital do Coração de Londrina


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo