Com 50,8% da população acima do seu peso ideal, o Brasil está em alerta para uma causa preocupante. O sobrepeso pode causar uma série de problemas de saúde ao ser humano a curto, médio e longo prazo.
As articulações são as que mais sofrem com esse problema, principalmente as que sustentam o peso, como o joelho. "A obesidade e sobrepeso geram carga excessiva nas articulações dos membros inferiores e os joelhos são as que mais sofrem", explica Artur da Fonseca.
Ao contrário do que grande parte das pessoas pensa, o efeito sanfona não é um agravante para os problemas do joelho como é para as outras partes do corpo. Artur explica que para o joelho o mais importante é quanto peso ele carrega e por quanto tempo.
As pessoas que já sofrem com problemas no joelho, não só podem como devem praticar atividades físicas. "O fortalecimento da musculatura dos membros inferiores ajuda a diminuir a dor e a proteger os joelhos de lesões", avisa.
O acompanhamento profissional nesses casos é fundamental, pois quem possui carga elevada sobre o joelho deve evitar atividades de impacto em excesso, como corridas e saltos. Porém, caminhadas, atividades em piscinas, associadas à musculação podem ser ótimos aliados na prevenção e fortalecimento da articulação.