Apesar das dores articulares sempre serem causadas por alguma condição, como a artrite, a bursite ou a osteoporose, alguns hábitos podem piorar essas sensações, as quais são capazes de atrapalhar a rotina de quem sofre desse mal.
Já está mais do que provado que a alimentação pode ser tanto aliada quanto inimiga da nossa saúde. No caso dessas dores insistentes, existem alguns alimentos que, se dispensados, podem amenizar o desconforto causado por essas doenças.
- Lácteos
A proteína caseína, presente no leite e seus derivados, é capaz de aumentar a inflamação, e consequentemente, a dor na zona afetada. Vale trocar essa proteína pela presente nos legumes e vegetais.
- Milho
Para quem sofre com as dores provocadas pela artrite reumatoide ou qualquer outra doença que afete as articulações, deve passar longe do milho. Isso porque o grão traz consigo uma grande quantidade de ácidos graxos ômega 6, aumentando a inflamação. A substituição pode ser feita com alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3, como o azeite de oliva e a linhaça, por exemplo.
- Carne vermelha
Apesar da exclusão total da dieta das pessoas com problemas de articulação não ser uma obrigatoriedade, é necessária a moderação. A carne vermelha, quando consumida em excesso, aumenta o risco de patologias inflamatórias. Melhor optar pelo peixe ou frango, que têm quantidades menores de ferro, capaz de causar inchaço e dor se estiver em quantidades elevadas.
- Ovo
Ele deixou de ser o vilão da dieta e o causador do colesterol alto, e passou a ser considerado uma fonte muito saudável de proteína. Mas a gema contém ácido araquidônico, que piora as inflamações. Logo, recomenda-se a ingestão diária de duas claras.
- Bebidas açucaradas
Além da quantidade exagerada de açúcar, o ácido fosfórico contido nos refrigerantes deterioram as articulações aos poucos. Invista nos sucos e chás naturais, além da água para garantir a hidratação.
- Café
A cafeína não é uma boa ideia paa quem quer amenizar as dores inflamatórias. Ela ocasiona a diminuição de vitaminas e minerais, piorando a inflamação. Para quem não vive sem um cafezinho, escolha o descafeinado ou os chás que não levem o estimulante.
- Fast-food
Esses pratos não são recomendados para ninguém, mas no caso dos pacientes com problemas inflamatórios e articulares, excluí-los da dieta é a melhor saída. O alto nível de gordura saturada e carboidratos dificulta a eliminação de toxinas e sobrecarrega os órgãos. Através do acúmulo de gordura, há a piora das inflamações.
- Batata
Muito benéfica ao organismo pelos seus elevados níveis de potássio, as batatas devem ser evitadas por quem sofre de condições inflamatórias, pois elas contêm uma toxina chamada solamina que piora essas dores.
- Frutos secos
Mais uma vez os ácidos graxos ômega 6 aparecem para aumentar as inflamações, agora nos frutos secos, principalmente pinhões, nozes e castanhas do Pará.
Nunca é demais lembrar que, mesmo com essas dicas, é sempre importante consultar um profissional para realizar a devida orientação e assim, complementar o tratamento medicamentoso com eficácia.
(Com informações do Melhor com Saúde)