Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saiba como identificar

Dor na planta do pé indica lesões?

Sua Saúde - Folha de Londrina
21 out 2013 às 16:14

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A dor na superfície plantar do pé, na região anterior, deve-se com frequência a lesões dos nervos entre os dedos do pé ou então das articulações entre os dedos e o pé, e que é denominada metatarsalgia. Essa dor pode ter causa na ação de tumores não cancerosos dos tecidos nervosos (neuromas), localizados entre a base do terceiro e do quarto dedo. Os neuromas costumam desenvolver-se, em geral, em um dos pés e são mais comuns em mulheres que nos homens.

Na sua fase inicial, o neuroma pode causar apenas um leve incômodo em torno do quarto dedo, por vezes acompanhado de inchaço, ardência e sensação de choques nas pontas dos dedos. Estes sintomas são geralmente mais pronunciados quando a pessoa usa certo tipo de calçado. No caso, sapatos fechados e com salto são os mais prejudiciais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


À medida que a afecção progride, pode irradiar uma sensação de ardência e ''formigação'' constante para as pontas dos dedos. A pessoa também pode sentir como se tivesse uma pedra, um ''caroço'', na superfície plantar anterior do pé. O diagnóstico baseia-se na história do problema e no exame. Radiografias e a ecografia não identificam com precisão a doença. Em alguns casos, a ressonância magnética é o melhor caminho para diagnosticá-la.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confira!

Febre, calafrios e dores são principais efeitos colaterais da vacina da AstraZeneca

Imagem de destaque
Previna-se!

Esclareça suas dúvidas sobre Terçol

Imagem de destaque
Dia Mundial da Osteoporose

Conheça os mitos e verdades sobre a osteoporose

Imagem de destaque
Saiba mais

Quais os desafios de fazer uma vacina chegar à população?


Injeções de corticosteróides misturados com um anestésico local, assim como uso de palmilhas podem, em geral, aliviar os sintomas. Pode ser necessário repetir as injeções duas ou três vezes, com intervalos de duas semanas. Se esses tratamentos não ajudarem, a extração cirúrgica do neuroma alivia o mal-estar, mas pode causar insensibilidade permanente na região, o que não prejudica a função dos dedos e do pé.

Ludovico Pieri Neto - ortopedista


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo