Tire suas Dúvidas

Disfunção ortodôntico provoca "estalos" ao abrir a boca

18 fev 2011 às 15:54

A ocorrência desse estalo pode ser o primeiro sinal de que você sofra de uma Desordem ou Disfuncionalidade temporomandibular (DTM). Isso significa que estas importantes articulações craniofaciais (ATMs) que conectam a mandíbula ao crânio, ao lado dos ouvidos, na região das têmporas, não estão funcionando corretamente e já devem apresentar alguma anormalidade.

Em geral, são necessários anos de persistência de anomalias dentofaciais, muitas vezes, conjugadas com hábitos prejudiciais, até que as DTMs se instalem definitivamente nas estruturas da articulação. Os estalos são os sinais e sintomas dessa situação. Pode ocorrer de a pessoa ficar com a mandíbula travada, abertura da boca limitada, músculos mastigatórios fatigados, desvios significativos para os lados, zumbido no ouvido e dores locais e de cabeça.


As ATMs são o par de articulações mais complexas e exigidas do corpo. Trabalham quase que ininterruptamente, realizando tarefas nos momentos de mastigar, falar, engolir, etc. O que acontece nos casos de DTM é que, com a função alterada, o movimento de abrir e fechar a boca ocorre de maneira errada e pode, além de desgastar ossos e cartilagens, gerar desconfortos na musculatura de cabeça, face e pescoço. Sem a terapia adequada, após vários anos nesta situação, o encaixe correto dos ossos pode ser perdido.


Vale prestar atenção na presença de hábitos nocivos, tais como ranger ou apertar os dentes e ter uma postura corporal inadequada, entre outros. Algumas predisposições corporais, de conotações reumatológicas e ortopédicas, também merecem cuidado. Se você tiver alguns desses sinais e sintomas, procure um especialista (ortodontistas e ortopedistas faciais também são capacitados para o diagnóstico).

Gerson Köohler - Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial (Curitiba)


Continue lendo