As crianças também podem ser acometidas por doenças reumatológicas. Entres elas, a febre reumática, que aparece após infecção de orofaringe causada por uma bactéria chamada estreptococo em crianças predispostos geneticamente na idade entre 5 e 15 anos. Dor e inflamação articular principalmente nas grandes articulações de caráter migratória, envolvimento cardíaco e manifestações neurológicas são os principais sintomas.
A artrite juvenil com suas várias formas de apresentação. Pode ocorrer em crianças de 1 até os 16 anos de idade. Envolvimento de mais de quatro articulações inflamadas (forma poliarticular), com menos de quatro articulações (oligo articular), geralmente acompanhada de inflamação ocular a chamada uveíte, a artrite psoriásica que está associada à psoríase e a forma sistêmica com dor ou inflamação articular, febre elevada, lesão de pele, envolvimento cardíaco e pulmonar.
Lúpus eritematoso juvenil é uma doença auto imune que se caracteriza pela produção de anticorpos dirigidos a várias estruturas do organismo originando os sinais e sintomas de acordo com estes e o órgão alvo correspondente, por exemplo contra os rins, a pele, o sistema nervoso central, coração, pulmão e outros. Sintomas outros como dor articular ou artrite, febre, emagrecimento, lesões de pele, aumento dos gânglios, fígado e do baço estão frequentemente associados. Rara antes dos cinco anos e mais incidente após os 10 anos de idade.
Outras doenças também podem atingir as crianças porém são menos prevalentes como a dermatomiosite, a polimiosite, a esclerodermia, a síndrome de Sjogren e as vasculites.
Jorge Kuromoto - reumatologista (Londrina)