Tire suas Dúvidas

Consumo de água potencializa efeito de fibras alimentares

19 jul 2011 às 15:59

As fibras são compostos de origem vegetal, que tem a função de melhorar o trato gastrintestinal. Elas podem ser solúveis ou insolúveis.

As fibras solúveis causam um retardamento no esvaziamento do estômago, servem de alimentos para as bactérias do intestino e ajudam no aumento da massa fecal e ajudam na menor absorção de açúcares e gorduras pelo organismo.


Já as fibras insolúveis não são digeridas pelos ácidos estomacais e chegam intactas ao intestino, aumentando o volume das fezes e melhorando assim o trânsito intestinal.


Ambas as fibras para desempenharem suas funções necessitam da água, já que elas absorvem água em seu interior. O não uso de água com aumento da quantidade de fibras ingeridas na dieta ocasiona uma paralização dessas fibras no intestino, causando efeito rebote no organismo.


A recomendação diária de fibras na dieta deve ser entre 20 e 30 gramas. Elas ser encontradas em frutas, verduras, leguminosas, tanto na polpa quanto na casca, e cereais, de preferência os integrais. Exemplos: maçã, goiaba, pêssego, banana, agrião, couve, brócolis, cenoura, espinafre, quiabo, feijão, grão de bico, mandioca, aveia, linhaça, arroz integral e farelos.

Fernanda Carolina Reis Bergamo - nutricionista (Londrina)


Continue lendo