O desenvolvimento de pesquisas científicas relacionadas ao esporte vem modificando a maneira de praticar exercícios ao longo dos últimos anos. Portanto, vários mitos, tais como não ingerir água durante os exercícios e se exercitar com plásticos amarrados pelo corpo caíram por terra. As recomendações atuais dos especialistas em exercício sugerem que as pessoas caminhem ou corram com roupas leves e claras para manter a temperatura corporal em níveis mais adequados.
A prática de exercícios aeróbicos (corrida e caminhada) com plásticos pelo corpo não traz benefícios para o organismo, nem mesmo ajuda a queimar a gordura localizada.
A queima da gordura corporal não está relacionada diretamente ao aumento da temperatura corporal. Exercitar-se nestas condições pode trazer prejuízos à saúde, desencadeando desde sintomas leves como náuseas e tonturas, até sérios danos como lesões celulares, cerebrais, e inclusive a morte.
O suor, que é produzido quando o organismo aumenta sua temperatura corporal, é um importante mecanismo para a termorregulação (controle da temperatura) corporal, pois ao estar em contato com a pele e o ar, evapora, levando consigo o calor do corpo.
Por isso a prática de exercícios físicos com roupas leves é tão importante. Exercitar-se com plásticos pelo corpo só faz com que o indivíduo perca muita água corporal e eleve demasiadamente a temperatura corporal, prejudicando os mecanismos de termorregulação corporal.
Denilson Teixeira, professor de Educação Física