Como iniciar uma rotina de exercícios físicos? Tenho 40 anos e sou sedentário.
Os benefícios dos exercícios físicos são bem conhecidos: proporcionam melhora nas condições orgânicas, desempenho em atividades do cotidiano, qualidade de vida e em nossa auto-estima. Porém, é necessário uma programação adequada às nossas condições e aos objetivos. Iniciar uma rotina de exercícios não deve ser encarado como algo enfadonho, por isso, não faça grandes planos. Comece com atividades que tragam prazer. A motivação e a persistência são essenciais, já que as desistências são grandes nas primeiras etapas.
Procure praticar os exercícios com qualidade e um bom planejamento. Isto deve ser feito em conjunto com um educador físico, que vai avaliar suas condições físicas, biometria, biótipo, antropometria (peso, idade, sexo, altura etc.) e fará a prescrição correta das aptidões, utilizando as modalidades esportivas disponíveis.
Aulas teóricas e práticas, como a maneira de executar os exercícios, a carga e a frequência, assim como as modificações necessárias ao longo do tempo são importantes para o ganho de aptidões e melhora da saúde global. Um outro aspecto é a avaliação médica.
Com 40 anos, sugerimos que faça um exame clínico de rotina e exames complementares para a verificação das condições orgânicas e a detecção de possíveis patologias. Isto servirá como triagem inicial e dará tranquilidade e segurança para submeter o seu organismo à rotina de exercícios. Caso seja constatada alguma anormalidade ou necessidade, os especialistas podem ser contatados pelo seu médico.
Os exercícios físicos podem ser realizados pela maioria das pessoas e em qualquer idade, salvo restrições específicas.
Áureo S. Cinagawa, especialista em Medicina do Esporte, Ortopedia e Traumatologia