Tire suas Dúvidas

Como evitar o aparecimento de cálculos renais?

16 jun 2010 às 19:14

Algumas pedras nos rins são constituídas de ácido úrico. Indivíduos com produção excessiva do ácido úrico podem desenvolver gota, além de pedra nos rins. Nestas condições, deve ser evitada a ingestão excessiva de alimentos que contenham purinas ou tenham como origem as purinas, tais como carne de órgãos (fígado, moela, rins), arenque, anchovas, sardinhas e outros peixes fortes, além de frutos do mar, cerveja e vinho.

Embora possuam quantidades significativas de purinas, couve-flor, espinafre, feijões, lentilhas e ervilhas devem ser consumidos moderadamente e em porções únicas, evitando ingerir na mesma refeição, por exemplo, couve-flor e ervilhas.


É sempre reomendável consumir alimentos com atividades diuréticas, como anis, aipo, coentro, cominho, berinjela, alho, limão, alcaçuz, cebola, salsa, hortelã-pimenta e aspargo, desde que o indivíduo consuma um volume de mais de dois litros de água por dia. A água também ajuda a expelir dos rins as partículas ácidas.


Nunca é demais frisar que quanto maior o volume de água ingerido e quanto mais vezes o indivíduo urinar durante o dia, menor será a quantidade de excesso de sais e toxinas retidos no organismo. A cebola, o alho-poró e principalmente o alho são considerados excelentes vegetais com propriedades antibióticas.


Diversos trabalhos científicos têm comprovado esta atividade e indicado a ingestão do alho para auxiliar no tratamento de infecções no trato urinário. É recomendável acrescentar mais verduras na dieta, frutas cruas e hortaliças.

Silvia Regina Serra, nutricionista funcional


Continue lendo