Tire suas Dúvidas

Como escolher a atividade física para a criança?

22 nov 2013 às 15:47

Crianças sedentárias são mais propícias ao aumento do colesterol e têm mais risco do aparecimento da obesidade e outras doenças. Atividades físicas são recomendadas, mas é necessário levar em conta a idade. Crianças pequenas não devem ser submetidas a atividades competitivas e extenuantes.

A partir dos seis meses de idade os bebês já podem fazer natação, desde que a aula seja individual, com um professor para cada criança ou acompanhado dos pais. Nunca é recomendada a aula coletiva, pelo risco de afogamento.


Algumas crianças não simpatizam com atividades físicas, mas forçar não é a solução. O ideal é que os pais conversem com ela e encontrem alguma atividade que ela goste e vá animada. Uma recomendação é que sejam alternadas atividades até que se descubra do que a criança gosta mais, como corrida, queimada, vôlei, futebol, ginástica, andar de bicicleta, natação e outras, desde que sempre acompanhadas de um profissional.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma criança ou adolescente ativos quando eles praticam no mínimo uma hora diária de atividades físicas. De acordo com a OMS, não é recomendado que as crianças passem mais de duas horas em frente ao videogame, TV e outros brinquedos eletrônicos.

Ministério da Saúde


Continue lendo